IDs: G-9YX4PNEM2S

Estudo Bíblico

O CONHECIMENTO BIBLICO TRANSFORMA VIDAS 


A Revelação de Deus em nós 

"Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração."
I Samuel 16:7

Davi fora um homem escolhido dentre os seus irmãos para ser rei sobre Israel. No momento de seu chamado ele não possuía qualificações externas para a realização desta missão. Por este motivo, o Senhor falou a Samuel que não atentasse para a sua aparência (1 Sm 16.7). Quando Samuel esteve diante daquele jovem, o Senhor lhe observou: este é o homem que escolhi para ser rei no lugar de Saul. Deus é soberano em tudo aquilo que faz, não podemos entender e nem questioná-lo sobre suas decisões. Quando Jesus falou aos seus discípulos sobre a sua missão no calvário, eles não compreenderam no momento, mas depois os seus olhos foram abertos para a grande obra que Jesus realizou na cruz. Assim ocorreu com a escolha de Davi; somente ao longo de sua vida Israel pôde ver o valor deste grande homem que Deus chamou de “homem segundo o meu coração (1 Sm 13.14)”.  O texto escolhido para esta ministração mostra como Deus pode mudar a sua vida e fazer de você um homem que Lhe agrade.


I. REVELAÇÃO DE DEUS EM NÓS

Todo homem escolhido de Deus deve ter uma visão clara da pessoa de Deus em sua vida. Davi desde cedo passou a conhecer o Senhor e confiar nele diante de todos os seus problemas. Mesmo antes de ser separado por Deus, ele provou a sua fé quando enfrentou o leão e o urso. Depois de seu chamado, ele pôde enfrentar o espírito de inveja do rei Saul. É impossível vencer sem ter a certeza da presença de Deus em nossa vida. Neste cântico Davi mostra como o Senhor se revelou a ele. Foi esta revelação que lhe deu sustentação diante de suas maiores dificuldades. Quando a perseguição acontecia, ele lembrava daquele que o chamou e lhe prometeu a vitória.

1. ROCHEDO


O nome preferido de Deus na bíblia é (rwu) tsuwr, no Hebraico e (petra) petra no Grego que significa pedra, penhasco ou rocha. Este nome aparece em Êxodo (17.6) para Moisés quando feriu a (tsuwr) Rocha da qual saiu água para todo povo que caminhava no deserto. Lucas (6.48) fala sobre a importância que há em construir a casa sobre a (petra) rocha. Quando você está em Deus, sua vida está segura e inabalável diante dos ventos que sobram em sua vida. Não conheço ninguém que, estando firmado na rocha, tenha sofrido qualquer abalo. A Bíblia diz que “os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, firme está para sempre (Sl 125:1)”. Não existe esperança para aqueles que estão construindo suas vidas na areia do materialismo, do mundanismo, da religiosidade e da incredulidade. O vento será usado para mostrar a firmeza ou a fragilidade de cada vida.

2.    LUGAR FORTE


Era comum entre os homens de destaque ter um lugar bem protegido, um lugar onde o rei e sua família estivessem em segurança. Este local é conhecido como “lugar forte”. Davi usa esta figura para dizer que Deus era a sua segurança; os seus adversários não poderiam tocá-lo, a presença de Deus em sua vida era real e até os gentios reconheciam está verdade. Esta revelação trouxe paz a Davi e mesmo durante os tempos de guerra, ele sabia que Deus sempre estava em sua frente para lhe garantir a vitória. A paz e a confiança que ele tinha em Deus pode ser vista através de seus salmos. Como alguém pode ter a mente apta para escrever poesias no tempo de guerra? A resposta não poderia ser outra: a confiança em Deus possibilita nossa paz interior. O mundo em tua volta está cheio de violência, corrupção e engano, mas você pode viver uma vida de paz no lugar forte que o Senhor preparou para todo aquele que crê.  Este lugar não pode ser visto pelos olhos carnais, somente aqueles que pela fé se aproximam de Deus podem receber a revelação de Jesus Cristo, o nosso lugar forte. Nele podemos cantar em qualquer situação, como aconteceu com Paulo e Silas no cárcere em que se encontravam. As suas mãos e pés estavam presos, porém, a sua alma estava livre para adorar ao Senhor Jesus Cristo (At 16.25).

3.    ESCUDO

O Dicionário Bíblico de Almeida diz que o escudo é a antiga arma de defesa, feita de couro ou de metal, geralmente de forma circular ou oval, que os soldados, por meio de braçadeiras, prendiam num dos braços para se protegerem dos golpes de espada ou de lança (I Sm 17.45). Até o hoje, com toda a tecnologia militar, o escudo é usado para proteger os soldados das armas usadas contra eles. O autor de Hebreus usa o escudo como componente da armadura de Deus dada aos crentes para ser usada na batalha espiritual (Ef 6.16). O escudo na armadura de Deus significa a fé que todos os soldados de Cristo devem ter; é a força protetora contra todas as investidas do diabo e sem ela o soldado é ferido e pode até morrer. Davi, desde a sua infância, demonstrou ter fé em Deus. Sem ela teria morrido nas garras do urso ou na boca do leão, ou pela lança de Saul. Davi foi um homem de fé, um poeta e um rei segundo o coração de Deus. Ele, em certos momentos da vida, foi ferido devido ao pecado, porém, como homem de Deus, confessou o seu pecado e recebeu o perdão. Deus te chamou para ser soldado vencedor diante das oposições que o mundo apresenta. Você está preparado para vencer ou algum componente de sua armadura precisa de reparos? Faça como Davi: receba esta revelação de Deus em sua vida! Não existe outro que te proteja do inimigo espiritual. 

 CONCLUSÃO

A vitória que Davi teve ao longo de sua vida não veio de sua preparação militar ou da armadura que o rei colocara sobre ele, sua vitória veio da revelação de Deus em sua vida. Você também pode ter vitórias sobre as dificuldades que se levantam a cada dia. O segredo está em conhecer a Deus como Senhor dos Exércitos. Aquele que vai à nossa frente vencendo todos os inimigos. A Ele seja todo louvor, toda honra e toda a glória!

Pr. Ariovaldo de Oliveira

 

 

Free AI Website Software