IDs: G-9YX4PNEM2S

Estudo Bíblico

O CONHECIMENTO BIBLICO TRANSFORMA VIDAS 

Qual a vontade de Deus para o seu povo?

Texto: Colossenses 1.9-12:
“9 Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;
10 para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus;
11 corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência e longanimidade, com gozo,
12 dando graças ao Pai, que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz.”

Introdução:
Embora Paulo estivesse preso, aguardando a morte, ele não concentra sua oração nas urgentes necessidades físicas e materiais.
Muito embora os cristãos de Colossos estivessem em pobreza e a escravidão estivesse em voga, naquela época, Paulo não pede a Deus saúde, nem tampouco libertação, nem mesmo prosperidade financeira.
Ele concentra sua petição nas bênçãos espirituais, e não nas bênçãos materiais. Os assuntos da eternidade empolgam mais sua alma do que os assuntos terrenos e temporais.
O apostolo Paulo escreveu esta carta aos colossenses visando combater possíveis heresias que deveriam estar contaminando o conhecimento recebido pela igreja de colosso, por esta razão o aposto resolveu fortalecer e reforçar a vontade Deus para os irmãos Colossenses.
Este texto de Colossenses 1.9-12 é a oração do Apostolo Paulo pedindo a Deus por sabedoria e entendimento espiritual aos irmãos de Colossos.
Está oração hoje é para sabermos o que Deus deseja para sua igreja. Para buscarmos sabedoria e conhecimento em Deus, e assim vivamos uma vida digna no Senhor, produzindo frutos em toda boa obra visando obter crescimento pelo conhecimento de Deus.

Desenvolvimento:

A vontade de Deus para nós é:

1-Que tenhamos o pleno conhecimento da sua vontade, com toda sabedoria;
(Colossenses 1.9)
Sabe qual era a principal preocupação de Paulo com os Colossenses?
Que os colossenses tivessem o pleno conhecimento da vontade de Deus.
O desejo de servirmos ao Senhor será em vão se não o entendermos corretamente.
Portanto, o apostolo ora para que os colossenses fossem cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, que inclui toda a sabedoria e inteligência espiritual.

O que é Sabedoria?

Sabedoria é a manifestação prática do conhecimento, em Thiago 3.17 está escrito: “Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia”.

Esse conhecimento não pode estar desvinculado da inteligência espiritual obtida pelo discernimento dado pelo Espírito Santo. Thiago nos mostra neste este texto que existe um enorme contraste entre a sabedoria que vem de Deus e a sabedoria humana caída. A pessoa com a sabedoria oriunda de Deus irá mostrá-la humildemente com obras, não somente com palavras.

A principal característica da sabedoria que vem de Deus é que ela é pura, no sentido de livre de contaminação. Já na sabedoria mundana é contaminada com amargura, inveja e conduta egoísta, que corrompem completamente uma pessoa.
A sabedoria divina é pacífica, com um espírito de tranquilidade e calma. Não comprometendo a verdade, cujo vínculo é a paz, nem promove o engano, sendo completa, não fazendo acepção de pessoas, sem hipocrisia, sincera e despretensiosa.

A vontade de Deus para nós é:

2-Que andemos dignamente perante Ele;
(Colossenses 1.10)
O apostolo Paulo desejava que os Colossenses pudessem andar dignamente perante o Senhor. Ele queria que os irmãos de Colossos vivessem de um modo tal que refletissem adequadamente a glória de Deus em suas vidas.

O que é ser digno de Deus?
Ser digno de Deus é uma expressão encontrada em muitas inscrições pagãs antigas por toda a Ásia e descreve a vida de uma pessoa sendo pesada na balança para determinar o seu valor.
Se esses devotos de falsos deuses sabiam terem de andar de modo digno, sem dúvida, os cristãos deveriam dedicar a vida ao Deus vivo a fim de lhe agradar.

O apóstolo nos faz um convite de autoexame para verificarmos que tipo de cristão temos sido.
Como você tem se comportado diante de Deus e dos homens. Precisamos ter plena consciência de quem somos e a quem servimos: se servimos a Deus em espírito em verdade ou se vivemos segundo às aparências deste mundo.
Será que somos embaixadores dos céus em qualquer lugar que estamos?
Embaixador vive conforme as Leis e normas do país que representa. Quem não tem compromisso com Deus não pode ser qualificado como cristão.
Aquele que vive uma vida de prática do pecado, andando em trevas, escravo deste mundo, não pode se sentar à mesa de Deus com a dignidade, sendo assim reprovado por suas más condutas, indigna de um cristão, não agindo segundo a vontade do Pai.
Quem come na mesa do Senhor não pode mais se subjugar ao pecado, mas, o nascido de novo, deve viver na fé em Jesus, agradando o seu retorno para buscar a sua Igreja.
Quem é nascido de novo dá testemunho de uma vida de renovação. Não vive mais nas velhas práticas do pecado.

A vontade de Deus para nós é:

3-Que tenhamos a força da sua glória (Colossenses 1.11)
A expressão segundo a força da sua glória significa que os cristãos são fortalecidos não em proporção as suas necessidades, mas segundo a força do altíssimo.
Assim, Paulo não deseja ver nada menos que o poder do próprio Deus agindo nos cristãos de colossos.
A força de um cristão é proveniente de Deus, como a força de Sansão descrita em Juízes 14.19 “Então o Espírito do SENHOR tão poderosamente se apossou dele, que desceu aos ascalonitas (uma das cinco principais cidades dos Filisteus - Ascalom), e matou deles trinta homens, e tomou as suas roupas, e deu as mudas de roupas aos que declararam o enigma; porém acendeu-se a sua ira, e subiu à casa de seu pai”.

Ser fortalecido é ter paciência é permanecer debaixo de algo, o oposto de covardia e desânimo. É tolerância, constante persistência, firmeza e capacidade de ir até o fim.
Significa permanecer sob as dificuldades sem sucumbir a elas.

Ser fortalecido é ter longanimidade que é o contrário de irá e vingança.
É ter autodomínio e calma, é resistir por muito tempo. A longanimidade não revida, a despeito dos danos ou ofensas.
Ser fortalecido com gozo. Não com um semblante triste nem com um sorriso forçado, mas com salmos no meio da noite. Neemias 8.10 “... a alegria do SENHOR é a nossa força”.

A vontade de Deus para nós é:

4-Que sejamos idôneos perante o SENHOR(Colossenses 1.12)
Fez idôneo. Significa estar aptos ou autorizados para uma tarefa.
Sem  a ajuda divina, os cristãos jamais poderão ser idôneos, é o Senhor quem deve torna-los suficientes por intermédio de Jesus Cristo.
O tempo do verbo indica um ato do passado, e não um processo acontecendo hoje.
Normalmente, para estamos qualificados para um evento ou uma posição, temos de provar nosso valor. No entanto, a herança, esperança (v.5) que os cristãos recebem não, é algo que conquistaram, mas está baseada no fato de Deus tê-los feitos idôneos.
O Pai nos qualifica para a vida eterna com Ele, enquanto o Filho nos recompensará no final da corrida com a salvação, conforme está escrito em Apocalipse 22:12: “E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra”.

Qual a consequência da vontade de Deus para as nossas vidas?
Em Colossenses 1.13, está escrito: Tirou e transportou
Deus libertou os cristãos do domínio das trevas.
O apóstolo usa o simbolismo comum da luz e das trevas como referência ao bem e ao mal, ao Reino de Deus e ao reino de Satanás.
Esse reino das trevas teve um aparente triunfo contra o nosso Senhor, mas a vitória final de Jesus na cruz traz vitória aos Seus santos sobre o reino das trevas. Esta libertação nos transferiu para o reino da luz. Estamos debaixo do reino de Jesus Cristo.

Em Colossenses 1.14, está escrito: Fomos redimidos
A palavra grega para redenção indica naturalmente que um preço ou regate foi pago é pela libertação de um escravo. A servidão da qual os cristãos são libertos não é física, mas espiritual.
Eles estão livres da escravidão do pecado pela remissão dos pecados por meio do sangue de Jesus Cristo. Paulo escreveu Efésios 1.7 afirmando: “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça”.

Em Romanos 6.23 Paulo afirma: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor”.

O que aprendemos com o apóstolo Paulo nesta oração que fez para os Colossenses?
Aprendemos como orar pelos outros, tais como filhos, amigos, irmãos na fé, missionários, pastores, etc. Devemos orar para que eles:

1. Compreendam a vontade de Deus;
2. Obtenham sabedoria espiritual;
3. Vivam uma vida santa, digna, agradável ao Senhor;
4. Frutifiquem para Cristo;
5. Sejam espiritualmente fortalecidos pelo Espírito Santo;
6. Perseverem na fé e na Justiça;
7. Sejam gratos ao Pai;
8. Continuem na esperança de habitar no céu;
9. Experimentem a presença de Cristo;
10. Conheçam o amor de Cristo;
11. Sejam cheios da plenitude de Deus;
12. Demonstrem bondade e amor ao próximo;
13. Discirnam o mal;
14. Sejam sinceros e inculpáveis;
15. Esperem ansiosamente a volta do SENHOR.

Pr. Marcos Prado

Offline Website Creator