IDs: G-9YX4PNEM2S

Estudo Bíblico

QUAL O SENTIDO DO NATAL? 

Estudo Bíblico 04

No mês de dezembro comemora-se o Natal. Contudo, muitos ignoram o seu verdadeiro significado, o nascimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo. Cada um possui uma maneira própria e característica de comemorar o Natal: as crianças aguardam a data com ansiedade para receber seus presentes; os empregados para receber o décimo terceiro salário; outros preparam um grande banquete, e convidam os parentes e amigos para comerem com abundância e beberem as mais sofisticadas bebidas importadas. O comércio, no que lhe concerne, procura explorar tudo isso ao máximo a fim de ter um lucro maior. Enfim, todos, de alguma forma, lembram e comemoram o Natal.

A Palavra de Deus nos afirma em Lucas 2:7 que, quando Maria deu à luz, não havia lugar para Jesus na estalagem. Passados mais de dois mil anos, e com mais de sete bilhões de habitantes neste planeta, se repete a mesma história: não há lugar para Jesus.

Natal é Nascimento

Cerca de 700 anos antes de Cristo, Isaías já havia profetizado a respeito do nascimento de Jesus. “Seu nome será maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz”, cumprindo-se a profecia, ele nasceu para salvar a humanidade que se havia perdido desde o Éden. Quando o homem transgrediu a lei de Deus, o Senhor prometeu que da semente da mulher nasceria um que esmagaria a cabeça da serpente. Hoje, passados mais de dois mil anos, eu lhe pergunto: Jesus já nasceu no seu coração? Vamos comemorar o Natal pelo seu sentido original. Natal significa nascimento, portanto, deixe Cristo nascer em você; sua vida será diferente, pois quando Jesus entra no coração, o homem passa a ser uma nova criatura, as coisas velhas se passam e tudo se faz novo, II Cor 5.17.

Natal é Adoração

Os magos vieram do oriente guiados por uma estrela para adorar a Jesus. Nós também devemos adorá-lo, isto é, reconhecer aquilo que ele fez por nós, outorgar-lhe honra e glória ao seu nome. Hoje vemos muitas pessoas prestando culto a outros deuses. Esqueceram-se de Jesus: ainda continua não existindo lugar para Ele. A Bíblia condena a idolatria, e o culto a falsos deuses, que não ouvem, não falam, não veem, e que nada podem fazer pelo homem, (Salmos 115.4-7). É bom lembrar também que a própria Maria, mãe de Jesus, disse: “Fazei tudo quanto ele vos disser”, João 2.5, e em Deuteronômio 20:4 a ordenança do Senhor Deus é para não adorarmos imagens de esculturas.

Natal é nova de grande alegria

O anjo trouxe novas de grande alegria para todo o povo: Jesus nasceu. Quando aceitamos a Cristo a verdadeira alegria invade os nossos corações, no entanto, vivemos num mundo em que a maioria das pessoas anda inquietas, tristes e conhecem apenas uma alegria que é momentânea. Davi dizia no Salmo 122:1, “Alegrei-me quando me disseram vamos à Casa do Senhor”. Os homens poderiam estar comemorando o Natal, desfrutando de grande alegria, dando lugar para Cristo nascer em seus corações todos os dias.

Natal é humildade

Jesus é o Rei dos reis, mas ele não nasceu num palácio ou outro lugar de destaque, mas numa manjedoura, recomendando, assim, a simplicidade. Entretanto, os homens procuram fazer exatamente o oposto do que ensina as Escrituras: consideram-se superiores ao seu próximo e desprezam os necessitados. Os simples sempre são desprezados, mas os ricos, os afortunados sempre estão nos grandes banquetes. No entanto, a morte do pobre é a mesma do rico. Sua cerimônia fúnebre pode diferir, mas o destino é o céu para o salvo e o inferno para o incrédulo.

Natal é ofertar a Deus

Os Magos ao encontrarem Jesus adoraram e ofereceram suas ofertas a ele, ou seja, ouro, incenso e mirra. Ouro significando a sua glória, pois como rei, seria glorificado; incenso significando sua adoração; e mirra significando seu sofrimento, pois havia de sofrer e morrer na cruz do Calvário, para se tornar o Salvador. Nesse dia, poderíamos ofertar os nossos corações a Deus e agradecer-lhe por enviar seu Filho para nos redimir de todo o pecado. Separe o dia 25 de dezembro para refletir sobre o amor do Senhor por você.

Ev. Hélio Lima

Offline Website Creator