IDs: G-9YX4PNEM2S

Perguntas & Respostas 

Sobre a Bíblia

A palavra teologia é formada de duas palavra grega, a saber: theo (Deus) e logos (palavra, estudo). Neste sentido a palavra teologia diz respeito sobre o estudo do relacionamento de Deus com o homem. Tal conhecimento tem como única fonte a Bíblia Sagrada.
"Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança." Romanos 15:4

A teologia sistemática se ocupa em organizar os temas doutrinários encontrados na Bíblia Sagrada. Temos o exemplo do ensino sobre Deus, Jesus Cristo, Salvação, etc. 
"Mas Pedro começou a fazer-lhes uma exposição por ordem, dizendo." Atos 11:4

A Bíblia é a palavra de Deus revelada que deve ser estudada com fé, temor e amor. Ao ler a Bíblia a pessoa deve pedir revelação de Deus para entender o texto da Escritura. A Bíblia é a única revelação que o Senhor deixou para o homem conhecer os seus designíos. Os demais livros do cristianismo devem levar o leitor até a Bíblia.     

5. O filósofo Platão, em seu livro “A República”, foi o primeiro a utilizar o termo teologia, ao tentar perscrutar a natureza divina através da razão.  
Aristóteles, filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Para ele a Filosofia é sinônimo da Teologia.

6. A Teologia Contemporânea surgiu somente no final do século XIX com Carl Barth, Pastor da Igreja Reformada da Suíça. Depois de muita reflexão sobre a natureza da teologia Barth afirma que “o pré-requisito para a teologia correta é uma vida de fé, e sua marca é o desejo de jamais contradizer explicitamente a Bíblia”. 

A teologia pode referir-se a várias religiões. Existem, portanto, a teologia hindu, a teologia judaica, a teologia budista, a teologia islâmica, a teologia cristã (incluindo a teologia católico-romana), a teologia protestante, a teologia mórmon, a teologia umbandista e outras. 

A teologia cristã procura a razão no interior da fé cristã. Nessa perspectiva, a teologia cristã é um discurso de fé acerca de tudo quanto se relaciona a Deus, aos propósitos divinos, às relações entre Deus e o Homem encontrada na Bíblia Sagrada.

1. Teologia Bíblica é o estudo que se faz da Bíblia pela própria Bíblia com a expressa revelação de Deus. O sentido denotativo ou principal está centrado na Pessoa de Deus. No sentido conotativo ou secundário se relaciona com a Teologia Sistemática ou Teologia Doutrinal.  
2. A teologia exegética, usando a técnica da exegese, analisa profundamente a Bíblia, assunto por assunto, cujos princípios de interpretação são estudados pela hermenêutica bíblica. 
3. Teologia prática pretende aplicar as conclusões teológicas ao cotidiano e também estudar o modo como a Igreja comunica a sua fé e as suas verdades, bem como as variadas ações de santificação ou de outra natureza da Igreja no mundo.
4. Teologia histórica estuda as verdades reveladas e a construção das doutrinas com base na história revelada pelas escrituras. 

1.Teologia popular; aquela que é feita sem embasamento bíblico e sem regras bíblicas.
2.Teologia ministerial; aquela que é feita com base no conhecimento leigo.
3. Teologia Acadêmica; aquela que é feita nos seminários e faculdades

1. Conhecer a Pessoa de Deus.
2. Construir uma base doutrinária sólida com as Escrituras Sagradas.
3. Edificar a igreja através da revelação da Palavra de Deus para o curso da vida espiritual e social.
4. Para estabelecer uma posição apologética em nossa denominação. 

1. Chamado ministerial.
Deus nos chamou para servir a sua igreja
2. Capacitação ministerial.
A unção de Deus capacita o ministro para o ministério.
3. Habilitação espiritual.
São marcas de vitória na vida cristã. Aprovação de Deus ao homem que suportou as provações.
4. Preparação ministerial.
O ministro valoriza o chamado de Deus com esforço e dedicação no estudo orientado da Palavra de Deus. 

A única fonte de estudo teológico é a Bíblia Sagrada. Todos os demais livros escritos servem de apoio ao estudo da Bíblia e devem levar a fonte principal. 

Mobirise