IDs: G-9YX4PNEM2S

Estudo Bíblico

O CONHECIMENTO BIBLICO TRANSFORMA VIDAS 

A TEOLOGIA OU DOUTRINA DE DEUS

A palavra Teologia tem origem em dois termos gregos que são: Theos, que significa “Deus” e Logia, que significa “estudo”, portanto teologia é o estudo de Deus, dentro daquilo que Ele deixou revelado sobre si em sua Palavra.
Assim, como podemos conhecer a Deus sem estudar a revelação que Ele faz de si mesmo?

Como saber quem Ele é, quem somos nós em relação a Ele, o que Ele requer de nós, etc., se não investigarmos o que Ele deixou revelado para nosso conhecimento?

A Teologia ou Doutrina de Deus, parte de três pressupostos: primeiro: que Deus existe, segundo: que Ele pode ser conhecido, embora não de modo exaustivo e completo, terceiro: que Ele tem se revelado tanto por meio de obras (criação), como por meio da Sagrada Escritura.

Palavra ditas pelo príncipe dos pregadores, Charles Spurgeon: “Creio que o melhor estudo para os eleitos de Deus é Deus; o melhor estudo para um cristão é a divindade. A Ciência mais elevada, a investigação mais sublime, a filosofia mais poderosa, que pode chamar a atenção de um filho de Deus, é o nome, a natureza, a pessoa, a obra e a existência do grande Deus a quem ele chama de Pai”.

Devemos sempre lembrar que o estudo do conhecimento de Deus é a busca mais importante da vida de um cristão. Nada pode ser mais importante do que isso, ficando claro na declaração do Apóstolo Paulo:

“Mas o que para mim era ganho refutei como perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas essas coisas e as considero como esterco, para poder ganhar a Cristo” Filipenses 3:7,8.

Algumas definições sobre Conhecer a Deus:

1- Conhecer a Deus é mais do que percepção Assumir que Deus existe não é suficiente; seria difícil não o perceber, já que Ele está presente em todo lugar. Portanto, conhecê-lo é mais do que Ter consciência da sua existência.

2- Conhecer a Deus é mais do que ter informações sobre Ele. Saber que Ele é o criador, que é poderoso, que é supremo e grandioso, não é o bastante.

3- Conhecer a Deus não é Ter uma experiência religiosa; Deus não é religião, Deus é Deus, não se pode confundir o poder da igreja, governada por homens, com o poder de Deus.

4- Conhecer a Deus é ser tocado por Ele e não por um movimento humano com uma grande comoção em que todos se emocionam, pois nem sempre Deus está presente nesses movimentos.

5- Conhecer a Deus é a busca mais autêntica da vida. Temos que ser cristãos autênticos: não se pode conhecê-lo e continuar pecando. Quando conhecemos verdadeiramente a Deus, nossos olhos são abertos e enxergamos além das aparências, vemos o nosso interior e nosso estado miserável, o quanto estamos sujos, então sentimos a necessidade desse conhecimento para que nossas vidas sejam transformadas, atingindo, dessa forma, o caráter de cristãos autênticos, moldados a Cristo.

6- Conhecer a Deus é a busca mais benéfica da vida. Aprendemos a usufruir do poder que Deus nos deu. Confiar, conhecer, servir e acreditar que realmente nos momentos mais difíceis, Ele dirigirá os nossos passos.

7- Conhecer a Deus também nos dá sabedoria. O ser humano pode adquirir conhecimento com muito estudo, mas ter conhecimento não significa ter sabedoria; Deus transforma conhecimento em sabedoria.

8- Conhecer a Deus é a busca mais desafiadora da sua vida. “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele são todas as coisas. Glória, pois, a Ele eternamente. Amém” Romanos 11:33–36.

9- Sem dúvida, conhecer a Deus será um desafio eterno. Você sabe porque vai viver com Deus na eternidade? Porque esse é o tempo que levará para compreendê-lo! É um desafio revelador, o Senhor deixa claro que Ele tem um grande desejo de se revelar para nós: “Porque eu quero misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos” Oséias 6:6.

10- Buscar conhecer a Deus deve ser um desafio prioritário em sua vida, e deve ser feito de todo o seu coração.
“Então dali buscarás ao Senhor teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma” Deuteronômio 4:29.

“Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus” Provérbios 2:4,5.

O Apóstolo Paulo nos revela em Efésios 2.12 que anteriormente estávamos vivendo neste mundo sem Deus, sem esperanças e sem salvação.

Existem muitas teorias humanas que tentam explicar a existência de Deus, contudo a Bíblia, não perde tempo tentando demonstrar sua existência. Só entendemos o mundo em que vivemos, temos o senso de direção, somos edificamos interiormente e sabemos qual a nossa missão nesta vida, se tão somente conhecermos a

Deus e com Ele nos relacionarmos, então a sua Palavra será revelada a nós. Só podemos conhecer Deus, mediante aquilo que Ele deixou revelado na sua Palavra. Sabe quanto tempo levaremos para conhecer a Deus? Será a eternidade, este é o tempo que levaremos para o conhecer, pois Deus é infinito e eterno.

É por este motivo que te convidamos para vir estudar conosco no SETEC, para conhecer e continuar a conhecer a Deus. Quanto mais conhecemos a Deus e sua Palavra, mais nos relacionaremos com Ele e entenderemos sua relação com o mundo e com a humanidade, e com toda a certeza, mais confiaremos Nele, mais o louvaremos e lhe obedeceremos com maior disposição, assim nos tornaremos cristãos maduros.

Pr. Marcos Prado

AI Website Generator